sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Imagem Ipiranga


Olá, somos alunos do 1º semestre de JORNALISMO da UNINOVE Campus Vergueiro. Criamos este BLOG com o objetivo de transmitir a você internauta informações sobre a história, cultura e atividades sociais que se desenvolvem no Bairro do Ipiranga.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

PRÓXIMA PARADA

O Ipiranga está localizado na região sudeste de São Paulo, concentra uma população estimada em 556.040 habitantes, é um bairro de fácil acesso a população através do terminal Sacomã e metrô Alto do Ipiranga.
Convidamos você a embarcar conosco de um extremo ao outro do Ipiranga, começando pela Avenida Nazaré até a Cursino.



Essa avenida é conhecida pela grande concentração de universidades. Além disso, concentra o museu de Zoologia da USP, Bombeiros e o convento onde viveu madre Paulina, a primeira Santa brasileira.

AH, PONTO TURISTICO?


“- Ah, ponto turístico? - O zoológico, o museu!”  (Dalva, funcionária do Parque da Independência).
“- O castelão ali encima, qualquer um conhece o Parque da Independência”  (Francisco - skatista).
Foram essas as respostas que nossa equipe ouviu quando questionados sobre qual cartão postal do bairro.

        De fato o bairro do Ipiranga ficou conhecido por seu cenário da Proclamação da República, mas atualmente esse espaço também é utilizado para práticas de esporte e lazer. Veja nas fotos e depoimentos abaixo.

         “Aqui no Ipiranga tem muito skatista, e tipo não tem pista pra andar de skate... falta pista para pessoal do street. O pessoal do down hill só treina na ladeira. Tirando isso, a gente treina na rua”.  Francisco (skatista)





Outros lugares que valem a pena serem conferidos nas redondezas do museu e do Parque da Independência revelam as varidades de espaços de lazer e divertimento para toda a familia aos finais de semana, como o Sesc Bom Pastor (à esquerda), a feirinha de domingo no monumento e o Centro de convivência para Idosos na rua Xavier Curado.

MIGUEL ESTÉFANO

Já no outro extremo do bairro, é possível perceber a variedade de parques de preservação ambiental e animal. Destacamos , na sequência , o Jardim Botânico , o Zoo Safari e o Planetário.



Nas redondezas também encontra-se um hospital psiquiátrico (a esquerda) e centros de pesquisa como o instituto de botânica (direita) e um dos campos da Universidade de São Paulo.
Mas de todos os parques o preferido sem dúvida é o zoológico!
É só notar a aglomeração de pessoas na bilheteria e entrada do local.


E as pessoas não querem só ver os bichinhos, mas também levar para casa um de pelúcia.

AVENIDA CURSINO



Já na fronteira do Ipiranga com Diadema, ao final de nossa jornada pelo bairro, encontramos pessoas nas mais diversas atividades. Reparem na tranquilidade do jovem de bicicleta em plena avenida (canto direito inferior).

Contrastes sociais

        Neste percurso percebemos alguns contrastes sociais.
        Um exemplo é a Avenida Abraão de Moraes, encontramos algumas mansões, e alguns quarteirões á frente em direção a Miguel Estéfano apartamentos populares (canto inferior esquerdo), e aglomerado de casas rodeado por muitos prédio de luxo (canto inferior direito).




           Para alguns de nossos entrevistados essa urbanização acelerada pode trazer vantagens e desvantagens.

“Olha, eu acho que é um bairro completo, que tem tudo, uma parte de comércio, saúde, somos privilegiadas com a área verde, com esse parque, e outras coisas que tem....mas também trouxe problemas, o trânsito fica infernal, é muito prédio, eu acho que judiou demais do Ipiranga, e está crescendo muito mais, essas especulações imobiliárias, aumenta carro, aumenta poluição, a trinta anos que eu moro na vila monumento eu acho que mais de trinta prédios foram construídos, então eu tinha uma visão muito ampla, agora eu me vejo fechada em uma cadeia” (Claudia Pedrini)


As fotos acima também revelam um processo continuo de urbanização do bairro.

“Antigamente era muito industrial, ai essas indústrias foram fechando, acabando, então virou terreno para construção de prédios. O Ipiranga está mudando completamente a cara dele, do tempo que eu conheço de criança, que meus pais contam, meus tios”.  (Claudia Perini- moradora há trinta anos do bairro).

Dalva (funcionária do parque) moradora vila das mercês há 30 anos, concorda com essa afirmação. Segundo ela seu bairro atualmente está muito movimentado e com muitas lojas.

“Tá tudo bem porque onde a gente mora tem de tudo, o trânsito não adianta, vai continuar aumentando, eu acho que diminuiu muito a preservação do jardim, isso tinha que melhorar, já foi bom, tinha mais jardineiro, mais rosas(Casal de idosos).

DESCASO

Mesmo diante de tantos locais belos e históricos, algo que chama atenção no bairro.
Vejam abaixo, um dos casarões antigos  na esquina da Bom Pastor com a Patriotas.  Parece degradado e por pixações e e abandonado por falta de cuidados.
O bairro do Ipiranga que também é lembrado por suas inúmeras construções centenárias, agora assiste suas estruturas históricas se transformando em ruínas

E o que dizer dos desmatamentos que estão ocorrendo próximo as áreas dos parques que mostramos anteriormente, para a construção de novos prédios nesta região (foto canto superior direito). E das áreas de deslizamento de terra, que podem ser um perigo para quem passa pelas redondezas dos parques.



         E eis a contradição o bairro do Ipiranga que tem o nome extraído do córrego que o corta, nome que significa em tupi-guarani rio vermelho, hoje está substituída por um verdadeiro reservatório de lixo aquático (foto canto inferior esquerdo).

       De acordo com Claudia Pedrini a sujeira também seria um aspecto negativo do local, pois o próprio pessoal que usa o parque não toma cuidado.